quarta-feira, 22 de junho de 2016

Arquitetura regional I - Xaxim-SC

Depois de um longo tempo sem publicar, aqui estou de volta (finalmente hahaha), com o resultado de uma longa análise histórica da minha cidade natal, Xaxim, localizada no oeste Estado de Santa Catarina, sul do Brasil. Esta "longa análise" que citei foi feita ao longo dos anos, inicialmente sem pretensão, apenas pela curiosidade e gosto por conhecer e imaginar a história das épocas anteriores ao meu nascimento, e relembrar as épocas que eu convivi, através de lembranças, leituras que fiz, e fotos que consegui através de várias pessoas ao longo do tempo.

A cidade foi colonizada na década de 1920 principalmente por imigrantes descendentes de italianos vindos do Estado do Rio Grande do Sul, em busca de novas terras para viver. Anteriormente a colonização, o território de Xaxim era habitado por caboclos, e antes por índios Kaigangs, porém, obviamente, não existem registros fotográficos dessas épocas.

A seguir, você verá a série de desenhos que fiz para demonstrar as alterações que ocorreram na área central da cidade ao longo das décadas, tanto em termos arquitetônicos, urbanísticos, como também, consequentemente, em termos naturais, principalmente a vegetação, a partir da colonização, quando foram obtidos os primeiros registros fotográficos do local.

7.1 - 1939
7.2 - 1955
7.3 - 1975
7.4 - 1995
7.5 - 2015





Nenhum comentário:

Postar um comentário