terça-feira, 5 de abril de 2011

Fallingwater

Saudações caros leitores, acabei de montar o blog, para compartilhar trabalhos arquitetônicos e urbanísticos, meus ou que sejam interessantes de serem analisados e sirvam de inspiração, seja de épocas anteriores a nossa, ou da nossa época atual e, do nosso futuro que está por vir. Projetos que faremos para contribuir com o meio ambiente e com os seres que habitam o planeta, sempre pensando na preservação dos recursos naturais e no conforto, além da melhor convivência entre os seres do nosso planeta.

Como primeiro post, comentarei sobre a Fallingwater House (casa da cascata), que foi a obra arquitetônica que mais me chamou atenção no primeiro ano de faculdade, tanto que no segundo semestre, em um trabalho de História da Arquitetura executei uma maquete da casa, em escala 1:200, a qual infelizmente acabei nem tirando foto, e nunca mais a vi, pois meu professor gostou tanto que acabou não me devolvendo... Não sei se isso é bom ou ruim, só sei que fiquei sem a minha maquete...


1.1 Fallingwater House
Ela foi projetada pelo arquiteto estadunidense Frank Lloyd Wright (1867-1959), e construida por volta de 1936, em Bear Run, Pensilvânia, Estados Unidos.
A Fallingwater House foi inserida em meio a uma mata, sobre um pequeno riacho, num solo muito rochoso, e mesmo assim procurou-se não modificar o terreno, preservando o relevo, a vegetação e o rio, e foram utilizados materiais regionais para sua construção, o exemplo das pedras que formam a estrutura e dão acabamento a casa. Pode-se perceber que em certas partes da casa, a estrutura foi feita em curva, de forma a desviar das árvores existentes, para evitar de que elas tivessem que ser cortadas. E na parte interna da casa existem rochas que foram preservadas, ou seja, a casa foi construida em meio a elas, sem que elas fossem retiradas do local, causando um efeito visual rústico e bonito, misturado com o ar modernista das formas da construção.
Sendo um belo exemplo da arquitetura moderna, onde o conjunto edificação/meio ambiente criam uma forma harmoniosa, com espaço confortável, a vista de uma paisagem natural agradável e pronta para suportar as mudanças de clima da região, pois o inverno possui um frio muito rigoroso, chegando a nevar muito.


1.2 Através do pergolado percebe-se a preocupação em preservar as árvores existentes

1.3 Harmonia entre paisagem e edificação

1.4 Vista do living no interior da casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário