quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Solar dos Jatobás - Maquete

Olá! Depois de algum tempo sem postar aqui, volto com um trabalho meu... não um projeto meu, mas uma maquete que eu fabriquei, de um condomínio vertical que será construído em breve aqui na cidade onde moro, Primavera do Leste.
O projeto é da arquiteta e engenheira civil Iraci Ruaro, e será construído por sua construtora, Tupã, que já tem 25 anos de existência, e já construiu vários edifícios aqui na cidade. A previsão para o início das obras é para novembro ou dezembro deste ano.

Descrevendo um pouco como será o condomínio, serão dois blocos com oito pavimentos cada, e cada um com quatro apartamentos por pavimento, sendo no pavimento térreo três apartamentos, o hall, uma academia e uma brinquedoteca.


Haverá uma área de lazer com uma quadra poliesportiva, um playground maior, um menor, três quiosques com churrasqueira, um salão de festas, denominado espaço gourmet e piscina com três níveis.

Haverá estacionamento com vaga para dois veículos por apartamento.
Fui solicitado a desenvolver a maquete para a divulgação da venda dos apartamentos, que foram vendidos em poucas semanas.





Utilizei a escala 1:50, um tamanho que possibilita um grande nível de detalhamento, busquei representar ao máximo como será depois de construído, para que os compradores e admiradores pudessem ter uma noção real do condomínio, suas edificações e equipamentos. Procurei eu mesmo fazer as pecinhas, como bancos do jardim, equipamentos da quadra, playground, churrasqueiras, palmeiras etc. As figuras das pessoas, os carros, postes e a maioria das árvores foram comprados prontos, pois o tempo era curto, mas o restante eu mesmo fabriquei, procurando a proporção exata e num máximo detalhamento.
Foi a maquete mais trabalhosa que fiz até hoje, por ser a mais detalhada e com menor tempo disponível para entregá-la, tive exatamente um mês para desenvolvê-la, por isso foram várias madrugadas nas dependências da Móveis Gabriel trabalhando para cumprir o prazo, mas foi muito interessante, e por que não dizer a mais prazerosa, pois é um trabalho que sempre tive imenso prazer e empolgação em realizar, sempre com ansiedade para ver o resultado. Espero que os próximos sejam ainda mais interessantes...
Veja mais fotos da maquete no meu Flickr.

Um comentário:

  1. Olá, Giovani. Gosto bastante de arquitetura, apesar de leigo no assunto. Gosto das histórias que a arquitetura registra e conta. São memórias que afetam diferentemente cada pessoa, pois cada um de nós tem uma relação diferente com as construções que pontilham nosso cotidiano. Há aquelas que contam as histórias de outros tempos e outra gente, e há aquelas que, quando vemos, nos trazem à mente uma porção de coisas que aconteceram ali, pessoas com quem ali convivemos e que já não vemos mais. Sentimentos vividos nos espaços que se impregnam na forma, vêm às vezes à tona e nos retomam, para o bem ou para o mal.
    Abraços, e parabéns pelo seu trabalho e pelo blog. Como um bom curioso sobre arquitetura, sempre darei uma visitada por aqui.

    Aquiles

    ResponderExcluir